Blog

Conheça as etapas do Desafio!

22/04/2020

Toda jornada é feita com um passo de cada vez, certo? Pois no Desafio Universitário pela Primeira Infância não é diferente!

Para chegarmos ao final de nossa jornada, teremos 3 grandes fases:

Fase 1: Para se inscrever, basta preencher o formulário on-line que já está disponível no site. Nele vamos pedir as informações da equipe (professor responsável e alunos participantes) e do projeto que será desenvolvido (qual a ideia e como ela atende os critérios de avaliação). Vamos avaliar todos os projetos e selecionar até 6 projetos de cada região do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, Centro-Oeste). 

Atenção: Vale ressaltar que todas as propostas devem atender critérios mínimos de qualidade do projeto! Se não conseguirmos alcançar o número de projetos estabelecido para uma determinada região, serão convocados os demais classificados, de acordo com as maiores pontuações, independentemente da região de onde eles estão sendo propostos.

Fase 2: Nesta fase, os projetos selecionados deverão detalhar um pouco mais a iniciativa, com a programação das atividades que serão realizadas, cronograma de sua execução e como será usado o recurso financeiro, caso seja um dos vencedores. 

Para apoiar os grupos no desenvolvimento dos projetos e considerando a proposta de acelerar as iniciativas selecionadas, serão enviados conteúdos por e-mail com orientações sobre como desenvolver projetos de impacto social. Também será realizado um encontro online (webinar) a ser conduzido pela ponteAponte com apoio da equipe da ANUP e especialistas nos dois pilares do Desafio (parentalidade e cidade amiga da criança). Os grupos poderão enviar suas dúvidas com antecedência para que os especialistas respondam no dia do encontro, além de ser possível interação online. É fundamental a participação de pelo menos um integrante de cada grupo em um dos webinários, sendo que a não participação implica em desclassificação do processo.

Os selecionados também serão convidados a se conectar entre si por meio de um grupo fechado em alguma rede social (a ser definida). O objetivo da iniciativa é promover integração e a formação de uma rede nacional de acadêmicos interessados no tema da primeira infância.

Fase 3: Até 10 (dez) iniciativas serão selecionadas para a terceira e última etapa e participarão de eventos online de integração e de mentoria/capacitação individual com especialistas em inovação social e avaliação de projetos sociais. O objetivo é promover a integração entre os participantes, incentivar a troca de experiências e, por fim, proporcionar ferramentas e repertório para que os grupos façam ajustes finos nos projetos (se julgarem necessário), a fim de preparar a apresentação final para a avaliação do júri. Esta apresentação será realizada no formato de um “pitch ” (apresentação oral) por meio de um vídeo com tempo determinado (a ser definido posteriormente).

O júri responsável pela seleção das iniciativas será composto por especialistas externos com notório conhecimento e participação ativa no campo da Primeira Infância e/ou do Ensino Superior, de diversos setores (acadêmico, empresarial, governamental e/ou da sociedade civil), a ser oportunamente divulgado. Caberá ao júri decidir sobre as melhores propostas apresentadas. Todo o processo de seleção final será baseado nos critérios apresentados neste regulamento.

Os vencedores ganharão R$ 10 mil para implementar sua iniciativa no primeiro semestre de 2021, além de certificado e muita visibilidade em nossas redes sociais e na imprensa. Durante a execução do projeto, também terão o acompanhamento da equipe da ponteAponte.

Leituras relacionadas

Remodal