Blog

Consultores falam sobre sua participação no projeto, e comentam por que é importante participar

29/06/2020

Para nos ajudar a estruturar este Desafio, convidamos duas especialistas nos temas que poderão ser trabalhados pelos grupos: a Anna Maria Chiesa (parentalidade) e a Ursula Troncoso (cidades amigas das crianças). Também chamamos uma especialista em comunicação com foco na primeira infância, a Rosa Maria Mattos. Elas participaram de uma reunião conosco para conhecer as nossas ideias e nos ajudar a esculpi-las melhor. Também levantaram os cases de projetos inspiradores que apresentamos neste blog.

Além disso, a Anna Maria e a Ursula vão apresentar os próximos encontros virtuais (webinários) marcados para 30 de junho e 07 de julho – nesses encontros elas vão falar um pouco mais de suas especialidades, a fim de ajudar os alunos e professores a terem ideias de projetos e também para que reconheçam a importância do tema. Já na segunda fase do Desafio, elas farão webinários direcionados aos grupos selecionados, nos quais darão feedbacks breves para cada um, além de dar dicas e sugestões para implementá-los.

A consultora Anna ressalta a importância do Desafio para a consolidação da temática no ambiente universitário: “é muito bom ver iniciativas que envolvam professores e alunos com a primeira infância, pois precisamos de profissionais de mercado preparados para lidar com o assunto”. Já Ursula lista dois principais motivos que a deixam empolgada: “primeiro, o fato de ser um projeto com abrangência nacional é muito animador, pois envolve a todos os estados neste importante debate; em segundo lugar, o convite para que todos os tipos de curso de graduação participem, e não somente aqueles que já são envolvidos com o tema, como pedagogia ou enfermagem”.

Apresentamos abaixo um pouco mais da experiência de cada uma. É um prazer poder contar com pessoas tão qualificadas para nos ajudar neste Desafio e temos certeza de que elas vão enriquecer o seu projeto e formação acadêmica!

Anna Maria Chiesa
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade de São Paulo – USP (1981) com Habilitação em Saúde Pública pela USP (1982), Mestrado (1994) e Doutorado (1999) em Saúde Pública pela USP e Livre Docência em Enfermagem em Saúde Coletiva pela USP (2005).

Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP até 2017. Realizou estágio Pós Doc junto à Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, King’s College London (2011).

Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Promoção da Saúde, Desenvolvimento Infantil, Saúde da Família, Saúde da Criança e Educação em Saúde. Consultora técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal desde 2008. Líder do grupo de pesquisas Modelos Tecnoassistenciais e a Promoção da Saúde (1999 a 2017). Membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância. Professora Associada Sênior do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EEUSP. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora desde 2010.

Ursula Troncoso
Arquiteta e urbanista formada em 2007 pela Escola da Cidade em São Paulo, onde trabalhou como professora assistente de projeto e cursou pós-graduação em Arquitetura, Educação e Sociedade. Estudou filosofia na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e fez pós-graduação na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC), em Barcelona, em 2009.

Coordenadora da exposição Modos de Colaborar, parte da X Bienal de Arquitetura de São Paulo em 2013, que mudou a maneira como as bienais de arquitetura se apresentavam na cidade, discutindo a participação dos coletivos nos rumos da cidade e o ativismo urbano.

Em 2014 montou seu próprio escritório, o Ateliê Navio, que atende demandas diversas de arquitetura, urbanismo e educação. É coordenadora de Educação do Instituto A Cidade Precisa de Você, coletivo multidisciplinar que atua na discussão, intervenção, participação e fomento de espaços públicos nas cidades.

Em 2016, iniciou o projeto Cidade para Crianças que leva educação espacial e discute o ambiente urbano com crianças e jovens de todas as idades.

Rosa Maria Mattos
Rosa Maria Mattos é jornalista formada pela PUC-Rio e tem formação como facilitadora de mudanças educacionais. Já trabalhou como assessora de comunicação da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância no CECIP e como comunicadora do MIEIB – Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. Tem experiência em comunicação estratégica de organizações do terceiro setor, comunicação para incidência política, primeira infância, promoção de direitos humanos e sociais e divulgação científica. É integrante da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), faz parte do grupo gestor da rede Narrativas e é assessora de comunicação e mobilização da ACT Promoção da Saúde.

Leituras relacionadas

Remodal