
Representante:
Guilherme Diniz Irffi
Professores:
Profa. Márcia Machado
Profa. Liana Rosa Elias
Alunos:
Lizandra Saraiva Borges
Larissa Nascimento Carneiro
Maria Cecília Bonfim
Rosália de Azevedo Kjaer
Virna Vidal Menezes
Isabel Christine Fontgalland
Andreza Esquerdo
Camila Eduarda Lamas Pereira
O projeto tem como objetivo conversar com as famílias, profissionais da Educação Infantil e da Assistência Social sobre práticas benéficas para o desenvolvimento infantil e que podem ser facilmente implementadas no ambiente escolar e domiciliar (ex.: conversar com a criança). Uma vez que essas práticas sejam incorporadas no dia-a-dia da família e escola, espera-se observar uma melhora no desenvolvimento dessas crianças. São envolvidos os cursos de Psicologia, Economia e Finanças, e essa interdisciplinaridade visa avaliar, de forma qualitativa e quantitativa, a intervenção em termos de impacto sobre a qualidade do ambiente familiar e os indicadores de desenvolvimento infantil, bem como o custo-benefício da intervenção para analisar a escalabilidade para outros Centros de Educação Infantil (CEIs).
Os beneficiários são pais, cuidadores e profissionais de determinado CEI, em cuja região, estima-se que cerca de 3.000 famílias vivam abaixo da linha da pobreza e que 450 destas possuam crianças de até 3 anos de idade. Os residentes se identificam majoritariamente como pretos e pardos.
Guilherme Diniz Irffi: irffi@caen.ufc.br